CGE realiza apresentação das Unidades Setoriais de Controle Interno do Poder Executivo Estadual

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 11h39 | Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 13h57

Sob responsabilidade da Controladoria-Geral do Estado, aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório da Adema, o encontro que reuniu órgãos e entidades das Administrações Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, para tratar da implantação do Sistema Estadual de Controle Interno.

Além do secretário-chefe da CGE, Eliziário Sobral e do assessor executivo, Antônio Álvaro de Carvalho, também participou o procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello.

​O Ministério Público Especial de Contas tem acompanhado todo o processo de reestruturação que está sendo construído na esfera estadual, visto que existe uma parceria de ajuda mútua entre a CGE e os demais órgãos de controle externo e interno.

“É algo essencial e revolucionário o que está acontecendo. A implantação das Unidades Setoriais de Controle Interno vai impulsionar enormemente a gestão estadual no âmbito das secretarias e de outros órgãos. Agradeço pela oportunidade de estar, e faço questão de saudar e parabenizar a cada um pelo esforço”, afirmou o procurador-geral, durante a solenidade.

De acordo com o assessor executivo responsável pela implantação do sistema, Antônio Álvaro, desde junho a CGE adotou uma metodologia na qual os Órgãos e Entidades criariam as Unidades Setoriais de Controle Interno (USCI). “Hoje, houve uma breve apresentação do funcionamento de todas estas unidades que foram implantadas através de instrumentos legais. Nesse primeiro momento, conseguimos vencer o desafio e criar uma sensibilidade. Fico feliz que todos entenderam o significado e importância dessas unidades, afinal sabemos que distorções existem, mas cada um aqui está apto e interessado em solucioná-las”, ressaltou.

Cronograma

Haverá ainda outras duas reuniões para a conclusão da implantação do sistema. A primeira será no dia 21 de novembro, para a apresentação de informações, conforme procedimentos e normas gerais; e a segunda,  no dia 19 de dezembro, para apresentação do acompanhamento e monitoramento, além de entrega de certificados.