Ir direto para menu de acessibilidade.
Sergipe - Governo de Todos
Página inicial > Últimas Notícias > Assessores da CGE participam de Seminário alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção
Início do conteúdo da página

Assessores da CGE participam de Seminário alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 15h46 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h00

Na manhã desta segunda-feira, 10, os assessores da Controladoria-Geral do Estado prestigiaram o Seminário alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, realizado pelo Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior e do CAOp de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária.

O Seminário comemorou o dia em que foi assinada a convenção da ONU contra a corrupção e foi ministrado pelo promotor de Justiça do Estado de São Paulo, doutor em Direito pela USP, idealizador e presidente do Instituto “Não Aceito Corrupção”, Roberto Livianu.

O procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d'Ávila Fontes saudou a todos na abertura do evento e explicou a importância da realização do seminário, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Ministério Público. “O combate à corrupção é um dos principais focos da atuação ministerial. Mais do que os crimes de homicídio, a corrupção gera mortes, esvazia os cofres públicos e isso afeta à saúde, à educação, à segurança e tantos outros direitos fundamentais do ser humano, ou seja, inviabiliza as políticas públicas”, comentou o PGJ.

O palestrante Roberto Livianu apresentou um extenso material sobre corrupção e políticas públicas de combate. Ele enfatizou a importância de eventos que discutam em abrangência a “doença” que precisa ser prevenida e combatida. “Já percebemos nas últimas eleições, o expressivo grau de renovação política. Figuras envolvidas em escândalos de corrupção foram barradas nas urnas. A sociedade está mais atenta “. O palestrante comentou, ainda, que o “foro privilegiado” é uma das grandes barreiras no combate efetivo à corrupção.

Estiverem presentes, representando o secretário-chefe da CGE, Eliziário Sobral, que não pode comparecer por motivo de viagem, os diretores Roberto da Costa, Pablo Moreno e Iolanda Cardoso, além dos servidores Allan Sales e Eduardo Almeida.

Dia Internacional Contra a Corrupção

Desde 2003, o dia 9 de dezembro foi instituído mundialmente como o Dia Internacional Contra a Corrupção. A data, proposta pela delegação brasileira, foi marcada pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e assinada por 102 países (incluindo o Brasil), na cidade de Mérida, no México. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.

registrado em:
Fim do conteúdo da página